A Ginecologia Integrativa cuida de todas as questões relacionadas à saúde da mulher, e não especificamente com a área ginecológica.
Assim, a Ginecologia Integrativa visa manter o bem estar e equilíbrio, e não somente em intervenções curativas da doença. Por isso a meta dessa ciência médica deve ser sempre de potencializar os tratamentos convencionais, e não excluí-los.
Se você já escutou sobre a Medicina Integrativa, então já deve entender também algo sobre a Ginecologia Integrativa. Sim, isso mesmo! A Ginecologia Integrativa é a medicina integrativa realizada por um profissional especializado na saúde e doenças da mulher.
A Ginecologia Integrativa tem o objetivo de tratar da saúde da mulher de forma integral, olhando para o corpo, mente e espírito. Nesse processo, há o interesse contínuo de respeitar e valorizar a individualidade de cada paciente.
O propósito dessa ciência é descobrir as causas bases que estão gerando quaisquer problemas para a saúde da mulher, e restaurar o equilíbrio fisiológico e emocional, integrando os valores e objetivos particulares das pacientes.
Cuida da saúde da mulher de forma integral (corpo, mente e espírito) e enxergando a individualidade de cada paciente. A meta é encontrar a causa raiz, restabelecer o equilíbrio fisiológico e emocional, incorporando os valores e objetivos pessoais das pacientes.
Além disso, a Ginecologia Integrativa propõe uma cooperação do médico e sua paciente para a manutenção da saúde, colocando a paciente como protagonista fundamental no processo.
Assim, a Ginecologia Integrativa também acredita na medicina convencional, adicionada ao trabalho de uma equipe multidisciplinar, quando indicado, desde que o tratamento em questão, possua embasamento científico comprovado.